quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mostra 2010 - Dia 02/11

Hoje tinha programado quatro filmes para assistir, sendo que “A Velha dos Fundos” eu acabei vendo ontem. Então preferi descansar um pouco da maratona, ainda mais sendo feriado, a preguiça aumenta ainda mais. No final acabei não assistindo ao novo filme do Woody Allen, “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos”. É meu último dia de férias. Sessão das 23h (iria acabar lá pela 1h), no Cinesesc, que é bem desconfortável e certamente estava lotado. E ainda por cima o filme tem estréia prevista pra 26 de novembro. Acabei jogando o ingresso fora e fui pra casa. Acabou meu pique de ver vários filmes por dia. Pretendo, a partir de hoje, ver 2 ou 3.


Bo **

Filme belga que retrata a vida de Débora, menina de 15 anos que, influenciada por uma amiga de escola e deslumbrada com a possibilidade de ganhar dinheiro rápido, começa a trabalhar como acompanhante de executivos sob o pseudônimo de “Bo” e aos poucos vai adentrando no mundo da prostituição. Quando percebe o perigo em que se envolveu, não tem mais como voltar atrás. O filme é muito bom, tem uma história que envolve o espectador do começo ao fim, mas nada que já não se viu anteriormente em produções americanas.



Chance
***

Duas empregadas domésticas trabalham numa mansão

em que vive um casal (ele, um político corrupto, ela, uma dondoca fútil), duas filhas gêmeas adolescentes e ordinárias (no mal sentido) e um filho pequeno (este mais equilibrado). As domésticas são constantemente maltratadas pelos membros da família, mal pagas e, pra piorar, os patrões ainda atrasam o salário das coitadas.

Elas sofrem todo tipo de humilhação, até que numa manhã a, quando a família se prepara para uma viagem de compras a Miami, as duas impedem sua saída e os mantêm reféns em sua própria casa. A partir daí se iniciará uma lavagem de roupa suja em que todos podres da família virão à tona.


Este foi um dos filmes que eu criei mais expectativa em assistir. Nunca ouvi falar do diretor (Abner Benaim), que é do Panamá. Nem do filme, do mesmo país. Mas pela sinopse fiquei muito curioso. Adoro comédias de situações absurdas como esta. E amo também filmes em que os personagens dão a volta por cima e conseguem fazer justiça com as próprias mãos. Não que isso seja aconselhável no mundo real, mas dá gosto de ver no mundo de mentira. Afinal, é pra isso que a gente vai ao cinema, pra viajar.


Este filme tem tudo isso e é excepcional. Apesar de se valer de vários clichês de comédias deste tipo, com personagens um tanto caricatos, é engraçadíssimo e supriu as minhas expectativas. Eu gosto de filme assim, que vende uma coisa e cumpre o que promete. Tem muito filme cujo trailer é repleto de cenas engraçadas. Aí você vai ao cinema para assistir a uma comédia e se depara com um dramalhão. Exemplo, o brasileiro “O Divã”.


Pesquisando sobre o filme na internet, descobri que foi um grande sucesso no Panamá, desbancando o blockbuster “Avatar” nas bilheterias de lá. Merecidamente, pois é entretenimento de primeira.

Nenhum comentário: