segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

31ª Mostra de Cinema de São Paulo

Início de ano, época em que a nostalgia fica aflorada. É bom lembrar das coisas boas que aconteceram nos últimos anos. E algo que está presente na minha vida há exatos 10 anos é a Mostra de Cinema de SP. E engraçado que, parando pra pensar agora, a Mostra faz parte da minha vida exatamete o mesmo tempo que São Paulo, que é outra paixão da minha vida, mas dela eu deixo pra falar em outra ocasião.

Aproveitei pra coletar os pôsteres das 10 Mostras que freqüentei. Minha primeira vez, em 98, vi um mísero filme. Mal sabia o que era a Mostra de Cinema. Que tanto de filme passando era aquilo que saiu no jornal? Vi um de um diretor meio comercial no Hotel Maksud Plaza, lugar inusitado pra ver filme. E só.

Já na segunda Mostra, em 99, aquele ano que tinha a imagem maravilhosa do casal se beijando, comecei a freqüentar pra valer. Vi cerca de 35 filmes, comprei a camiseta, o catálogo ... fiquei fascinado com aquela abundância de filmes inéditos de todos os lugares do mundo.

24ª Mostra, em 2000. Estava no último ano da faculdade, fazendo estágio, trabalho de conclusão, a vida virada de cabeça pra baixo, mas mesmo assim encontrei tempo pra dar umas escapadas ao cinema.

25ª em 2001. Graduado e desempregado, fazendo bico de professor de inglês e tentando fazer bico de modelo, sem esperanças, com tempo mas sem dinheiro. Devo ter visto uns 10 ou 15. Sonhava em um dia ter dinheiro pra comprar a cobiçada credencial.

26ª em 2002. Outro ano sem dinheiro. Foi quando comecei a estudar pra concurso. Final de outubro, na época da Mostra, devia estar estudando pra alguma prova.

27ª em 2003. Foi o ano que eu mais me matei de estudar e quase não sai de casa. Se eu assisti a meia duzia de filmes foi muito. Nunca eu quis tanto estar no cinema e não poder.

28ª em 2004. A realização. Passada a época de concurso. Pude pela primeira vez realizar meu sonho: comprar a credencial integral. Ter passe livre pra qualquer filme, a qualquer hora do dia durante as 3 semanas da Mostra, entrada VIP pra festa de abertura e para o show de encerramento (da maravilhosa Jane Barkin), não tem preço. Pela primeira vez também tirei férias só pra ir na Mostra, o que passei a fazer todo ano daí pra frente.

29ª em 2005. Início de namoro. Procurando apartamento pra alugar. Outra vez um furacão passou pela minha vida. Comprei o catálago, a caneca, andei pelo lounge da Mostra no Conjunto Nacional, olhei a programação, mas não assisti a nenhum filme, pela primeira vez. Tinha coisa mais interessante pra fazer.

30ª em 2006. Voltei a todo vapor. Dessa vez comprei a credencial de 40 ingressos e aconteceu algo inédito, consegui ir numa festa de lançamento de um filme, através do amigo de um amigo. Era lançamento do filme "O Cheiro do Ralo". Bebida free. Só gente bonita. Vi tanta figurinha do meio e wanna-be do meio: Beto Brant, Lais Bodansky, Selton Mello, Marina Person, Cris Couto, filho da Marilia Gabriela que eu nao sei o nome, modelos, atores e atrizes etc etc ... me achei, heheh.

E finalmente 31ª em 2007. Pela primeira vez frequentei a Mostra o tempo todo acompanhado. E a primeira semana inteira por causa de um tal curso que tive que fazer a trabalho. Mas consegui correr atrás do prejuízo e outra vez vi 40 filmes. Ufa ...

Agora as listas, que eu adoro.

FILMES DA 31ª MOSTRA QUE ASSISTI
(inclui os que vi depois no circuito normal)

IMPERDÍVEIS ****
1- Jogo de Cena
2- Longe Dela
3- Na Natureza Selvagem
4- Irina Palm
5- Pindorama – A Verdadeira História dos Sete Anões
6- Estômago
7- Orfanato, El
8- Vida Selvagem
9- Rita Cadillac, A Lady do Povo
10- Onde Os Fracos Não Têm Vez
11- Lust, Caution
12- Vida dos Outros, A
13- S.O.S. Saúde

ÓTIMOS ***
14- Jogo de Vida ou Morte, Um
15- Canções de Amor
16- XXY
17- Paranoid Park
18- 5 Frações de Uma Quase História
19- Across The Universe

BONS **
20- Corpo
21- Só Por Hoje
22- Elipsis
23- Retirada, A
24- Casa de Alice, A
25- Maldição da Flor Dourada, A
26- No Vale das Sombras
27- O Passado
28- Mutum
29- Preço da Coragem, O
30- Império dos Sonhos
31- People – Histórias de Nova York

REGULARES *
32- Savage Grace
33- Sonhando Acordado
34- Sombras
35- Caixas
36- Go Go Tales
37- Jardim Angela
38- Planeta Terror
39- Hana
40- Cada Um Com Seu Cinema
41- Via Láctea, A
42- Amor nos Tempos do Cólera, O

PÉSSIMOS -
43- Grão, O
44- Amor Pulsa Mais Rápido Que O Sexo
45- Dama do Mar, A
46- Quer Saber?
47- Leon, La

PERDI E AINDA QUERO VER
À Prova de Morte
Angel
Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto
Assassinato de Jesse James
Banheiro do Papa, O
Crimes de Autor
Defict
El Otro
Em Paris
Entrevista
Glória ao Cineasta
I’m Not There
Medo da Verdade
Nascido e Criado
Onde Andará Dulce Veiga?
4 Meses 3 Semanas e 2 Dias
Questão Humana, A
Redacted
Senhores do Crime
Signo da Cidade, O
Sombras de Goya
Truques
Última Hora, A
Valente
Verão Para Toda a Vida
Viagem a Darjeeling

Um comentário:

Anônimo disse...

restrospectiva bacana....abração, marcelo