quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lista de Filmes 2011

2012 começou há mais de um mês e já tenho a impressão que 2011 ficou num lugar distante. O ano passado foi um dos mais marcantes pra mim, comparável talvez somente a 1998, 2000 e 2005, os anos que provocaram maiores inquietações e, conseqüentemente, transformações na minha vida.

Em 2011 fui menos ao cinema e mais ao teatro do que de costume. E foi bom assim. De qualquer forma, não vi tantos filmes incríveis no ano passado. Dessa vez, vou aproveitar e fazer uma coisa que nunca fiz e adoro, minhas listas de Top 10.

10 Discos2

10 DISCOS Q+ OUVI:
1. The Suburbs – Arcade Fire
2. Day & Age – The Killers
3. Born This Way – Lady Gaga
4. 500 Days of Summer – Trilha Sonora
5. Viva la Vida – Coldplay
6. It’s Blitz! – Yeah Yeah Yeahs
7. Otra Cosa – Julieta Venegas
8. The E.N.D –Black Eyed Peas
9. Music for Men – Gossip
10. Paint The Sky with Stars – Enya

10 MÚSICAS Q+ ME MARCARAM:
1. The Edge of Glory – Lady Gaga
2. Faut Se Taire – Alex Beaupain
3. Sprawn II (Mountains B.M.) – Arcade Fire
4. Stereo Love – Edward Maya
5. Viva la Vida – Coldplay
6 Us – Regina Spektor
7. Heavy Cross – Gossip
8. Sweat Disposition – The Temper Trap
9. Ya Conocerán – Julieta Venegas
10. Someone Like You – Adele

10 FILMES Q+ GOSTEI:
1. Cisne Negro
2. A Pele Que Habito
3. Submarino
4. Corações Perdidos
5. O Garoto da Bicicleta
6. O Palhaço
7. Tudo Pelo Poder
8. Respirar
9. Namorados Para Sempre
10. Lixo Extraordinário







Filmes 2011

2011 me fez sair da zona de conforto e (pelo menos começar a tentar) parar de me esconder. Me trouxe uma força interior que me deu coragem pra encarar de frente os desafios contras os quais eu luto há muito tempo.

2011 me deu um tapa na cara e me fez perceber que o tempo está passando e não dá mais pra deixar as coisas pra depois. Às vezes eu até esqueço onde eu quero chegar. Às vezes eu tenho dúvidas se realmente existe um lugar específico onde eu quero chegar. Mas acima de tudo, percebi que o que importa é esse caminho que eu comecei a percorrer. Cada passo que eu dou é um aprendizado, cada degrau que eu subo faz o esforço valer a pena, cada alegria e cada decepção me traz algum entendimento.

O que importa é seguir em frente, superar o medo e fazer, tentar, se arriscar, porque, no fundo, a verdadeira derrota é acomodar-se. Conformar-se significa não sair do lugar, dar-se por vencido, é achar que dali não tem mais pra onde ir.

Ultimamente, andei pensando que enfrentar os desafios é o tipo de situação que os americanos chamam de ‘win-win’. Não tem como perder. Se der certo, você aprende alguma coisa e fica feliz, se der errado, você aprende mais ainda, ou seja, você sempre vai ganhar alguma coisa tentando. Você nunca vai ganhar nada se acomodando, por mais reconfortante que seja.

O cinema sempre foi a maior paixão na minha vida. Quando eu estou numa sala de cinema e as luzes se apagam eu fico exatamente na zona de conforto sobre a qual eu acabei de falar. É uma delícia ficar lá dentro vivendo a vida de outras pessoas, amando, odiando, temendo, vibrando. Mas ir pra lá é fácil, porque a gente sempre sabe o final, as luzes acendem, os créditos sobem, a gente levanta e volta a viver nossa vida.

O teatro também é assim quando eu estou como espectador, quer dizer, às vezes não (tem peças que fazem a gente olhar pra dentro de nós mesmos), mas em geral é igual. Quando eu vou ao teatro, geralmente esqueço por 2 horas da minha vida e vivo as alegrias e tristezas dos personagens.

Osho diz que o sofrimento vem da comparação. Eu acho que o contrário também é pura verdade. Por mais cruel que seja, às vezes a gente acaba ficando feliz com o sofrimento alheio, porque vendo o outro por baixo, a gente se sente aliviado por não ter que passar pelo angústia de ver o outro (pelo menos aparentemente) mais feliz do que a gente.

Acho que é por isso que eu sinto um prazer meio sádico de assistir drama no cinema e no teatro. Quando eu vejo os personagens se dando mal, sofrendo, eu vejo o quanto que eu sou feliz, vejo que a minha vida é ótima e eu não tenho do que reclamar. E o fato de se tratar de personagens elimina toda a culpa que viria caso se tratasse de pessoas próximas.

Eu ia escrever mais sobre como o teatro está me ajudando a me expor mais. Mas agora, pensando melhor, acho que no fundo isso é uma mentira. Fazer teatro é uma forma diferente de se esconder. Antes eu só me escondia sentado na cadeira do espectador. No palco, existe a ilusão de estar se mostrando, mas no fundo também é uma forma de ocultação, só que menos escancarada. Sei lá. Mas o que importa é que esse processo está me ajudando a me conhecer melhor, a equilibrar minhas energias e a me desprender do julgamento das pessoas.

Peças

Falando agora sobre as peças que assisti em 2011, tenho que começar por Roberto Zucco. Não sei porque e nem quero saber, mas foi a peça que mais mexeu comigo até hoje. Pela primeira vez eu tive vontade de ver uma peça mais de uma vez, vi duas vezes e ainda fiquei com vontade de ver de novo. Dá um medo de ser injusto, mas acho que foi a peça que mais gostei de assistir.

E por razões que a própria razão desconhece, acabei fazendo oficina no Satyros com o Robson Catalunha, que interpreta o personagem título. Além de ser um ator excepcional, foi o responsável pelo processo de turbilhão de emoções que foi participar daquela oficina e uma das pessoas que mais me ajudou a crescer em 2011. Nada acontece por acaso.

No mesmo Satyros I onde o Zucco era encenado eu acabei fazendo quatro apresentações com o grupo da Oficina. Além disso, no mesmo período eu fiz aula no Globe-SP, onde passei um semestre ensaiando e respirando (mais uma coincidência) Roberto Zucco. Daí dá pra ver porque essa peça marcou tanto a minha vida e meu ano de 2011.

Outra peça que mexeu muito comigo ano passado foi Romeu e Julieta, encenada no Globe-SP. Depois de uma grande decepção que eu tive no final do semestre, pensei muito se eu deveria continuar estudando lá, e até se (e pra que) eu queria continuar estudando teatro. Ver a montagem de Romeu e Julieta do Miguel Hernandez (outro professor que me ajudou muito a crescer em 2011) foi como um sopro de esperança, uma injeção de ânimo que me deu certeza de que eu deveria continuar estudando teatro.

Outras duas peças que me impressionaram foram “A Árvore Seca” e “Cada Qual no Seu Barril”. A primeira é um monólogo com Ester Laccava, uma atriz brilhante que interpreta de forma impecável uma nordestina que conta as diversas fases da sofrida história da sua vida. Emocionante, vibrante, difícil de descrever a sensação de assistir. Foi a primeira vez que eu vi um monólogo que me prendeu do começo ao fim.

A segunda é uma peça infantil com as maravilhosas Bruna Longo e Daniela Flor (que foram minhas professoras no Globe-SP). Sem diálogos, as duas interpretam dois (homens) náufragos que, sem trocar uma palavra, passam o tempo provocando um ao outro. Leve, divertido, lembra muito desenhos animados tanto na cenografia como no gestual. Aliás, aí está o grande barato de assistir a peça, observar a perfeição com que as duas se expressam através do corpo, do rosto e do olhar.

Acabei escrevendo mais sobre como me senti em relação ao teatro, e não escrevi muito sobre cinema. Mas acho que isso diz muito sobre o meu ano e a fase que eu estou vivendo.

Pra terminar, não podia deixar de falar da quantidade enorme de pessoas que passaram pela minha vida em 2011. Só pra ter uma idéia, dei uma geral no meu Facebook e contei 110 pessoas (do total de 300) que adicionei nesse último ano. Acho que isso significa alguma coisa.

Obviamente algumas passam rápido e acabam ficando só no Facebook como uma espécie de álbum de fotografias de uma fase que eu vivi. Outras permanecem e viram amigas por muito anos (ou pra sempre, quem sabe). E algumas marcam de uma forma tão intensa que, mesmo que a gente fique anos sem se falar, quando nos reencontramos é como se tivéssemos dado 'pause' no tempo e a amizade permanece intacta.

LISTAS COMPLETAS:

FILMES (144)

ÓTIMOS (46)
500 Dias com Ela ****
MUITO BONS (28)
Adeus, Lenin! ***
72 Horas (2X) **** Água Para Elefantes ***
Abutres **** Apenas Uma Noite ***
Acacias, As **** Árvore da Vida, A ***
Além da Vida **** Biutiful ***
Amores Imaginários **** Caramelo ***
Barry Lyndon **** Contos da Noite, Os ***
Beijos Proibidos **** Crepúsculo dos Deuses ***
Bullhead **** Cyrus ***
Cisne Negro **** Discurso do Rei, O ***
Combat Girls **** Dr. Fantástico ***
Corações Perdidos **** Em Algum Lugar Esta Noite ***
Domésticas **** Fora de Satã ***
Edifício Master **** Habemus Papam ***
Eles Não Usam Black-Tie **** História de Elsa, A ***
Elsa e Fred **** Hora da Estrela, A ***
Enrolados (2X) **** Incontrolável ***
Erin Brockovich **** Invictus ***
Fargo **** Lolita ***
Garoto da Bicicleta, O **** Machete ***
Grande Golpe, O **** Macunaíma ***
Homem Elefante, O **** Melancolia ***
Imperdoáveis, Os **** Não Me Abandone Jamais ***
Jogo de Cena **** Olhe Pra Mim de Novo ***
Jogos de Verão **** Quanto Mais Quente Melhor ***
Kick-Ass - Quebrando Tudo **** Rosa, A ***
Laranja Mecânica **** Toast ***
Lixo Extraordinário **** Vencedor, O ***
Medianeras ****
Meu Malvado Favorito ****
Namorados para Sempre ****
Palhaço, O ****
Pele Que Habito, A ****
Periferic ****
Projeto Nim ****
Rain Man ****
Respirar ****
Spartacus ****
Submarino ****
Tempos Modernos ****
Toy Story 3 ****
Tudo Pelo Poder ****
X-Men - 1ª Classe ****

BONS (32) REGULARES (33)
À Margem da Vida ** 127 Horas *
Aconteceu Naquela Noite ** Amor e Outras Drogas *
Amadeus ** Attenberg *
Bruna Surfistinha ** Belle Verte, La *
Contracorrente ** Caminho Para Casa, O *
De Pernas Pro Ar ** Capitão América *
Desaparecimento do Gato, O ** Céu Sobre os Ombros, O *
Dia, Um ** Doce Mentira, Uma *
Dieta Mediterrânea ** Escritor Fantasma, O *
Dominador, O ** Esses Amores *
Dr. Jivago ** Eu, Você, Os Outros *
E Sua Mãe Também ** Filme Socialismo *
Estamos Juntos ** Homem ao Lado, O *
Eu Sei Que Vou Te Amar ** Inverno da Alma *
Frango com Ameixas ** Julieta dos Espíritos *
Garota da Capa Vermelha, A ** Lanterna Verde *
Garoto de Liverpool, O ** Living Free *
Glória Feita de Sangue ** Manhã Gloriosa, Uma *
Meia-Noite em Paris *
Là-Bas - Educação Criminal ** Menino Prodígio, O *
Late Bloomers ** Movimento Reverso *
Lugar Qualquer, Um ** Mundo Imaginário do Dr.Parnassus *
Morte Passou Por Perto, A ** Onde a Estrada Encontra o Sol *
Mundo Misterioso, Um ** País do Desejo *
Nome Próprio ** Para Poucos *
Outro Lado do Sono, O ** Primeiro Que Disse, O *
Paris Is Burning ** Red - Aposentados e Perigosos *
Planeta dos Macacos ** Retrato de Dorian Gray, O *
Potiche - Esposa Troféu ** Rio *
Reencontrando a Felicidade ** Terror das Mulheres, O *
Viagens de Gulliver, As ** Thor *
VIPs ** Tournée *
Vidas Pequenas *
PÉSSIMOS (5)
Cuba Libre -
Grande Dia -
Histórias da Insônia -
Jess + Moss -
Kaidan Horror Classics -
PEÇAS (20)
Algumas Coisas Que Eu Queria Dizer ou Enquanto o Ônibus Não Passa ***
Árvore Seca, A ****
Bruxas de Eastwick, As *
Cabaret Stravaganza ***
Cada Qual no Seu Barril ****
Cemitério dos Elefantes ***
Eles Não Usam Black-Tie **
Fausto In Progress -
Hedwig e o Centímetro Enfurecido ****
Hipóteses para o Amor e a Verdade **
Infernal Comedy, The **
Mais Respeito Que Sou Tua Mãe -
Na Real **
Náufragos da Louca Esperança, Os **
Oxigênio **
Pterodátilos ***
Roberto Zucco **** (2)
Romeu e Julieta ****
Sonhos de Uma Noite de Verão *
SHOWS (2)
Julieta Venegas (Jockey, 26/08) ****
Shakira (Morumbi, 19/03) ***
SÉRIES (2)
True Blood - 3ª Temporada **
LIVROS (5)
12 Meses para Enriquecer: O Plano da Virada (Marcos Silvestre) **
Perdoa-me Por Me Traíres (Nelson Rodrigues) ****
Amor Líquido (Zygmunt Bauman) ***
Carta ao Pai (Franz Kafka) ***
O Que Nos Faz Felizes (Daniel Gilbert) **

Nenhum comentário: